Yoga para todos

Yoga é o conjunto de valores, atitudes, preceitos e técnicas espirituais

Yoga para todos

Muitas pessoas vem o Yoga como uma prática corporal possível apenas para jovens com corpos fortes e flexíveis, ou mesmo com habilidades contorcionistas.

Esta visão se deve à tendência de identificar o Yoga apenas com Ásanas (posturas), mas, na verdade, o Yoga é muito mais do que isso.

O Yoga é o conjunto de valores, atitudes, preceitos e técnicas espirituais desenvolvidas na Índia ao longo de seis milênios.

Yoga é ciência, arte e filosofia de vida que integra corpo, mente e espírito entre si e com o universo. Portanto, fica claro, que o objetivo do Yoga não é meramente físico, e que o Yoga pode ser praticado por qualquer pessoa que busque seu crescimento como ser, uma compreensão maior de si mesma e do universo.

O Yoga é para todos, independente de condição física, idade, ou mesmo, religião.

O Yoga evoluiu ao longo de seis milênios, originando muitos métodos diferentes: Raja Yoga (meditação, controle da mente), Jnana Yoga (conhecimento), Bhakti Yoga (devoção), Karma Yoga (ação desinteressada).

O Hatha Yoga está dentro do Raja Yoga, seu objetivo é preparar o corpo para a meditação; trabalhar o corpo fisico com o intuito de purificá-lo, equilibrá-lo e prepará-lo para a integração do ser na totalidade.

A maioria dos estilos de Yoga que conhecemos hoje, como: Iyengar Yoga, Kundalini Yoga, Ashtanga Vinyasa, Power Yoga e Yogaterapia, originaram-se do Hatha Yoga.

Muitos se ocupam em apontar erros e acertos de um e outro método ou estilo. Mas não devemos nos prender a julgamentos, o interessante é encontrar o método ou estilo que faça sentindo para você a cada momento da sua vida.

A prática do Yoga pode englobar muitas técnicas: ásanas, pranayamas (que trabalham o controle da respiração), meditação, mantras, yoganidra, etc. Cada método e estilo, foca em uma ou mais técnicas.

Existem também sistemas de Yoga, como o Yoga Integral, que englobam vários métodos.

Sem dúvida, apesar de não ter como proposta a saúde, a prática regular do Yoga traz diversos benefícios à mesma: fortalecimento do sistema imunológico; alívio de doenças respiratórias; melhora da postura; reforço da autoestima; controle da ansiedade e depressão; melhora da qualidade do sono; alívio do estresse; ganho de flexibilidade, força muscular e concentração; entre outros.

Então, você pode começar a praticar Yoga simplesmente para alongar e melhorar uma dorzinha nas costas.

Mas é muito importante deixar claro que o Yoga trará e despertará em você muito mais: praticar Yoga é um processo de auto-conhecimento e de purificação do corpo e da mente.

Com o tempo, a consciência sobre si mesmo e sobre o mundo à sua volta vão se expandindo, trazendo questionamentos que resultam em mudanças positivas e no abandono de comportamentos e hábitos, às vezes nocivos, que eram difíceis de abandonar.

Obviamente, as mudanças não ocorrem do dia para a noite, ou depois de meia dúzia de aulas, elas requerem dedicação.

Se você é daqueles que sente algo faltando e não sabe o que é, o Yoga pode te ajudar a completar este vazio e alcançar a plenitude, pois esta busca é interior, bens materiais e realizações externas não são suficientes, como você bem já percebeu.


CONTEÚDO VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Compartilhe

   
   
   
   

Veja os comentários deste post

Scroll to Top