Como vai seu sono? Uma das maiores preocupações do massoterapeuta!
Essa talvez seja a pergunta mais importante feita pelo massoterapeuta antes da massagem.
Afinal, não é de hoje que se sabe que uma noite mal dormida pode afetar a nossa qualidade de vida, comprometendo nosso rendimento e bem-estar.
Nesse caso, o sono tem como função biológica consolidar a memória, a visão binocular, a termorregulação, a conservação e a restauração da energia e do metabolismo energético cerebral.
Por tudo isso, seu prejuízo pode alterar o funcionamento físico, ocupacional, cognitivo e social do indivíduo.
Enquanto se dorme, o organismo produz hormônios como a melatonina, que é fundamental na regulação do nosso relógio biológico.
Uma pesquisa recente, feita no hospital norte-americano Brigham and Women, em Boston, concluiu que a diminuição da produção dessa substância está diretamente vinculada a um risco de diabetes tipo 2 em adultos.
A obesidade, a depressão, a impotência sexual e a hiperatividade também estão entre o rol de doenças que podem estar relacionadas ao distúrbio do sono.
Dor e o sono
Há até estudos que afirmam que pessoas que dormem pouco sentem mais dor.
É importante ressaltar que o contrário também acontece. Dores musculares e cervicais, por exemplo, podem contribuir para uma noite ruim.
Assim como o bruxismo e a disfunção tempuro-mandilar (DTM – dor ou desgaste na articulação da mandíbula) – que são problemas tratáveis pela massagem através do relaxamento dos músculos da face, cabeça e pescoço.
Exatamente por isso uma avaliação cuidadosa do indivíduo pelo massoterapeuta se faz tão importante, funcionando como uma aliada na hora de dormir – bem.
A massagem auxilia na circulação sanguínea melhorando, consequentemente, o transporte de substâncias químicas como endorfina e serotonina, que modulam o ciclo de sono/vigília e agem na ativação do alerta em resposta de luta ou fuga.
De forma geral, seja qual for a técnica utilizada, as massagens auxiliam no tratamento contra a insônia.
Principalmente quando aliadas a outras técnicas terapêuticas, como a utilização de óleos essenciais específicos para relaxamento, sedação e analgesia.
Nossos Artigos
É provável que você queira conhecer mais sobre a Massagem Relaxante Clássica, que também é uma técnica para melhorar o sono, então leia nossos artigos:
Aliás, se você NÃO sabe se é a Massagem Relaxante Clássica que você precisa, veja nosso Infográfico – Qual Massagem é a sua Cara?.
Já que decidiu fazer a massagem relaxante clássica com nosso parceiro ou até em outro lugar, nesse lindo infográfico explicamos Como se Preparar para a sua Sessão de Massagem?.
Ainda assim, se estiver curioso, clique aqui e veja este vídeo do youtube que mostra uma massagem relaxante.