Guia da Cromoterapia – O que é, como fazer, métodos de tratamento, como se preparar e perguntas.
O que é cromoterapia? Por que fazer?
Visto que a cromoterapia é um sistema holístico de medicina natural que usa as cores por meios externos e internos para equilibrar a mente, as emoções, a parte energética e o organismo físico, prevenindo e corrigindo as disfunções, além de despertar e desenvolver capacidades pessoais.
Acima de tudo, a cromoterapia possui uma proposta holística, ou seja, defende que o corpo físico não pode ser tratado isoladamente, levando em conta todos os níveis do ser humano (físico, energético, emocional, mental e espiritual).
E não somente as partes físicas e seus sintomas, pois considera que todos os níveis são interligados e se afetam mutuamente.
Quanto ao efeito que produzem as cores classificam-se em: Quentes (com efeito estimulante), frias (com efeito calmante) e equilibrante (com efeito harmonizador).
A cromoterapia utiliza estímulos com determinadas frequências luminosas para restaurar, manter ou alternar as vibrações do corpo que resultam em saúde, física e mental, bem-estar e harmonia.
A cromoterapia pode ser usada para equilibrar os chakras (centros de energia muito parecidos com um funil localizados no corpo etérico) que têm a função de absorver energia vital do ambiente, transformá-la e distribuí-la pelo organismo; vitalizar a aura e desenvolver várias faculdades psicológicas (ou da consciência).
Com efeito, cada um dos chakras está ligado a glândulas e governam órgãos. Os chakras giram e emitem uma cor própria que correspondem às 7 cores do arco-íris.
Métodos de tratamento da cromoterapia?
A cromoterapia está em tudo, portanto, existe uma gama de tratamentos que poderão ser utilizados para o reequilíbrio do organismo:
Lanterna de cromoterapia: lanterna utilizada normalmente pelo terapeuta para tratar o paciente, equilibrando chakras e estimulando órgãos;
Alimentação: o terapeuta pode prescrever um alimento de uma determinada cor indicada a necessidade do paciente para fortalecer o organismo, sugerindo alimentos da cor chave para o problema.
Água solarizada: é a energização da água com a cor mais indicada ao problema do paciente.
Banho de luz: consiste em ficar sentado embaixo de um “spot” de luz colorida voltada para baixo, de modo a receber a luz por mais ou menos 15 minutos.
Como se preparar para a sessão de cromoterapia?
Evite comer imediatamente antes da cromoterapia, coma algo leve preferencialmente de 60 a 90 minutos antes.
Como utiliza-se a indução de cores, o ideal é que o paciente utilize roupas claras na sessão.
Antes da massagem retire seus adornos (anéis, corrente, brincos e relógios).
Para manter o ambiente mais confortável, o massoterapeuta irá colocar uma música relaxante, informe o mesmo caso prefira outro tipo de música.
Por fim, tente aproveitar ao máximo o momento da massagem, busque respirar, relaxar e evite pensar nas suas atividades cotidianas, use o momento da massagem para se desligar do mundo lá fora, assim o efeito da mesma será mais eficiente.
Lembre-se!!! Procure um profissional especializado.
Uma que que somente profissionais qualificados podem realizar essa técnica. A utilização de cores inapropriadas para a situação, podem agravar o seu problema!
Veja o que existe mais além de cromoterapia
Alias, existem outros alimentos que são ricos quanto a banana verde, veja nossos artigos abaixo:
- Dicas simples de como utilizar a Fitoterapia
- Geleia real, benefícios a saúde e formas de utilizar desde rejuvenescimento até perda de peso
Ainda assim, existem outras terapias como por exemplo a Terapia Floral, clique aqui para ler mais sobre.
E se ainda estiver curioso sobre a cromoterapia, clique aqui e veja esse vídeo do youtube.