Lombalgia Gestacional

4 dicas para eliminar de vez esse incômodo

Lombalgia gestacional, sabe aquele gesto de colocar a mão nas costas que a grávida faz ao sentar? Tornou-se tão comum que virou uma representação perfeita de uma grávida nos jogos de mimica.

Alguns estudos apontam que cerca de 73% das mulheres grávidas têm ou já tiveram dor na parte inferior das costas, principalmente no último trimestre de gravidez.

Essa é a famosa lombalgia gestacional.

A lombalgia gestacional atinge a parte mais baixa das costas até a área inferior do glúteo, e pode ser irradiada para as pernas.

Bem como, quando ao palpar a lombar você sentir dor e estiver com dificuldade de se movimentar, de caminhar e manter a postura, pode ser que você esteja com uma lombalgia.

Mas por que isso ocorre tanto durante a gravidez?

Durante a gestação acontecem várias mudanças no corpo da mulher, tanto hormonais, como respiratória, cardiovasculares, nos órgãos que fazem parte da digestão.

Assim como, nos órgãos genitais e urinários, alterações nos músculos e ossos e até mesmo a alterações psicológicas.

Dessa forma, na 20ª semana de gestação, começamos a perceber mais facilmente o crescimento da barriga (alargamento do útero) e das mamas.

Essa mudança altera o centro de gravidade para a frente, fazendo com que o corpo compense a postura para dar equilíbrio e estabilidade.

Ainda que sem contar as alterações nos músculos e ossos, pois pescoço e os ombros se anteriorizam, as pernas viram para dentro.

O quadril fica posicionado para frente (chamado de anteversão pélvica), os joelhos ficam hiperestendidos e há uma sobrecarga de peso nos pés.

Todas essas alterações causam sobrecarga em estruturas sensíveis a dor. Quando minimizamos essa sobrecarga.

Há um alívio no estimulo doloroso, fazendo com que a dor diminua ou até mesmo cesse.

As dores na lombar de uma gestante aumenta no período da tarde, com agravo de sintomas à noite, isso por causa das atividades diárias (passar roupa, lavar louça, ficar sentada no escritório ou no carro por um longo período) vinculadas às alterações fisiológicas.

Além disso, muitas das gestantes quando relatam o incômodo e a dor na região lombar são apenas orientadas a ficar de repouso (o que obviamente gera um relaxamento dos músculos), não pegarem peso e evitarem de ficar muito tempo em pé.

Claro que essas orientações são muito importantes, mas o que precisa ser reavaliado é a gama de possibilidades que elas possuem para melhorar a qualidade de vida e o conforto durante a gravidez.

Você sabia que o desconforto da dor lombar pode permanecer mesmo após o parto e por até três anos?

A maioria das gestantes não recebem orientação sobre o que fazer para prevenir ou minimizar o sintoma da lombalgia, portanto.

Vamos indicar algumas técnicas que podem auxiliar na melhora da lombalgia gestacional de uma vez por todas:

Massoterapia para a Lombalgia Gestacional

A massagem possui vários efeitos benéficos, pois normaliza os níveis hormonais e aumenta a circulação ajudando na eliminação de toxinas.

Podem ser usadas técnicas de pontos – gatilhos, massagem miofacial, ou qualquer tipo de massagem relaxante para estimular a produção de endorfinas.

Também produzindo efeitos físicos e psicológicos.

Veja nosso artigos sobre a drenagem linfática para grávidas e massagem relaxante.

Acupuntura para Lombalgia Gestacional

Alguns estudos apontam que o tratamento de acupuntura diminui em até 60% da dor na lombar em gestantes.

Além da melhora na realização de atividades diárias e redução do consumo de analgésicos.

Clique aqui e leia sobre o nosso guia simples e rápido sobre a acupuntura.

Auriculoterapia para Lombalgia Gestacional

São estimulados pontos energéticos que causam sinapses neurais dos quais gradativamente diminuem a lesão muscular da lombar.

Yoga para Lombalgia Gestacional

O Hatha Yoga, quando praticado com cuidado especial, e respeitando o corpo e o momento da gestante, pode trazer muitos benefícios.

Há estudos que comprovam que a prática do Hatha Yoga por gestantes é mais efetiva na redução da intensidade de dores na região lombar do que exercícios posturais.

Há estudos que comprovam que a prática do Hatha Yoga por gestantes é mais efetiva na redução da intensidade de dores na região lombar do que exercícios posturais.

Outra dica e uma ótima alternativa é a faixa elástica que sustenta a barriga e ajusta a região lombar, além da melhora nos hábitos posturais.

A adequação dos ambientes de trabalho (sempre com orientação ergonômica) e uma boa noite de sono (8 horas por dia) são essenciais para uma vida saudável principalmente durante a gravidez.

Às vezes, apenas adotando melhores hábitos e técnicas que auxiliam na diminuição das dores, com certeza, a sua gestação será muito mais tranquila e longe de dores insistentes.

Veja também nosso post sobre Yoga, clicando aqui.

Assista também

Clique aqui e veja um vídeo sobre lombalgia gestacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JUNTE-SE A MAIS PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Veja também...
Masso... o quê?

Masso… o quê?

Lembro, quando me formei em massoterapia, a reação das pessoas sempre que dizia a minha profissão: “Masso…o quê?”. Felizmente hoje a realidade é outra. A maioria pelo menos já ouviu…
leia mais...