A “Arte de Curar” milenar oriunda do Japão, saiba mais sobre shiatsu
Cada vez mais a chamada “Medicina Complementar” ganha espaço no mundo ocidental, usada como complemento para tratamentos ortodoxos ou mesmo substituindo a “Medicina Tradicional”. Saiba mais sobre Shiatsu.
É o caso, por exemplo, da Acupuntura, hoje aceita por seus resultados cientificamente comprovados, sendo até mesmo coberta pelos seguros e planos de saúde, além de ser oferecida e indicada pelo próprio SUS (Sistema Único de Saúde).
Outra “arte de curar” milenar, oriunda do Japão, que hoje é amplamente utilizada em doenças físicas e psicológicas é o Shiatsu, uma massagem que usa o toque e a pressão para que o paciente tenha acesso às suas capacidades de autocura.
Para isso, o profissional utiliza os dedos, palmas das mãos, cotovelos e até joelhos e pés para provocar um relaxamento profundo e sensação de bem estar.
O procedimento usa a pressão e o estiramento dos membros e do tronco, liberando músculos contraídos e dando apoio a regiões com fraqueza no corpo.
Por que é tão bom?
Quem recebe a massagem fica profundamente relaxado, revigorado, com sensação de tranquilidade e de consciência de contato com cada parte de seu corpo.
Assim como outras terapias orientais, o Shiatsu atua sobre o sistema energético do corpo, por meio da rede de meridianos, ou vias de energia, que se relacionam não apenas com o funcionamento dos órgãos internos, mas também com a harmonia emocional, psicológica e até mesmo espiritual.
Atualmente, praticamente todos os terapeutas complementares e os próprios pacientes têm consciência de que o corpo é um organismo energético. Essa energia é parecida com uma rede de rios e canais.
Certos acontecimentos podem perturbar o fluxo suave da energia, provocando bloqueios em certas áreas e fraquezas em outras, originando sintomas físicos ou distúrbios psicológicos.
O Shiatsu, por meio da pressão e do estiramento, tem o poder de desbloquear o fluxo da energia, que se manifesta como músculos contraídos e pontos de rigidez, e revitaliza as zonas não irrigadas, que podem estar frias ou fracas.
O Shiatsu pode ser considerado um método preventivo, saiba mais sobre shiatsu
Já que, ao conservar o corpo saudável, flexível e equilibrado, além de controlar as mudanças de energia, não permite que certas doenças físicas e mentais se instalem.
Vale lembrar que, na visão da Medicina Oriental, as mudanças de energia são as grandes precursoras da maior parte das doenças.
O método também é bastante benéfico, mesmo quando a pessoa já tem problemas de saúde. E nada impede que seja utilizado junto com outros tratamentos complementares.
O Shiatsu tem resultados muito positivos em dores de cabeça e enxaqueca, dores nas costas, ciática, rigidez nos músculos, lesões, artrite e reumatismo.
A massagem também é muito importante no tratamento de órgãos internos, como indisposições digestivas e intestinais, problemas circulatórios, respiratórios e reprodutivos, entre outros.
Como relaxa profundamente o corpo, entrando em contato com aspectos mais sutis do modo de ser energético de cada pessoa, auxilia também no tratamento da ansiedade, tensão, depressão e instabilidade emocional.
É importante saber que, embora pouco provável, após uma sessão de Shiatsu a pessoa pode ter a chamada “reação curativa”. Ela pode se manifestar como uma dor de cabeça, cansaço, abatimento ou até mesmo sintomas de gripe.
O que mais? [Saiba mais sobre Shiatsu]
Esses efeitos costumam durar cerca de 24 horas.
Não é preciso se preocupar. Trata-se de uma forma de o organismo se depurar e faz parte do processo de cura. O indicado, nesse caso, é beber bastante água mineral e repousar, para ajudar na eliminação de toxinas.
Assim, é claro que o Shiatsu não tem o poder de cura total. Funciona como se o terapeuta segurasse um espelho e deixasse o paciente olhar para si mesmo.
Às vezes, o procedimento tem o efeito de fazer com que a pessoa se liberte de um sofrimento ou de um problema de saúde prolongado, ou, ainda, de se conhecer a ponto de poder se cuidar. Em muitos casos, a terapia ajuda o paciente a colocar sua vida em ordem, para ser capaz de enfrentar seus problemas, ou mesmo aceitá-los.
Uma coisa, entretanto, é certa: o poder do toque é imenso. Basta ver a reação de uma criança com dor, quando é acariciada e beijada por sua mãe. Quando utilizado de forma curativa, juntamente com o conhecimento da energia, como acontece no Shiatsu, tem o poder de impulsionar a vida das pessoas sempre de uma maneira positiva.
Gostou do Shiatsu? Então saiba mais sobre shiatsu e veja o nosso infográfico com as indicações, contra-indicações e mais detalhes sobre essa técnica tão importante para a nossa saúde.
Ainda NÃO está 100% convencido? Então esse infográfico é perfeito para você, aqui ele fala sobre os Benefícios da Massagem que foram COMPROVADOS pela ciência.
Afinal, ficou em dúvida quanto a que técnica de massagem quer receber? Clique aqui e veja qual terapia corporal
Vai agendar sua sessão? Então acesse nosso infográfico sobre “Como se preparar para a sessão de massagem“.
Ainda assim, se estiver curioso, veja mais detalhes ainda sobre o Shiatsu no Wikipedia clicando aqui.
1 comments
Testje