É um conjunto de valores, atitudes, preceitos e técnicas espirituais
Muitas pessoas vem o Yoga como uma prática corporal possível apenas para jovens com corpos fortes e flexíveis, ou mesmo com habilidades contorcionistas.
Esta visão se deve à tendência de identificar o Yoga apenas com Ásanas (posturas), mas, na verdade, é muito mais do que isso.
Ele é um conjunto de valores, atitudes, preceitos e técnicas espirituais desenvolvidas na Índia ao longo de seis milênios.
Yoga é ciência, arte e filosofia de vida que integra corpo, mente e espírito entre si e com o universo. Portanto, fica claro, que o objetivo não é meramente físico, e que pode ser praticado por qualquer pessoa que busque seu crescimento como ser, uma compreensão maior de si mesma e do universo.
O Yoga é para todos, independente de condição física, idade, ou mesmo, religião
O Yoga evoluiu ao longo de seis milênios, originando muitos métodos diferentes: Raja Yoga (meditação, controle da mente), Jnana Yoga (conhecimento), Bhakti Yoga (devoção), Karma Yoga (ação desinteressada).
O Hatha Yoga está dentro do Raja Yoga, seu objetivo é preparar o corpo para a meditação; trabalhar o corpo fisico com o intuito de purificá-lo, equilibrá-lo e prepará-lo para a integração do ser na totalidade.
A maioria dos estilos que conhecemos hoje, como: Iyengar, Kundalini, Ashtanga Vinyasa, Power e Yogaterapia, originaram-se do Hatha.
Muitos se ocupam em apontar erros e acertos de um e outro método ou estilo. Mas não devemos nos prender a julgamentos, o interessante é encontrar o método ou estilo que faça sentindo para você a cada momento da sua vida.
Enfim, a prática pode englobar muitas técnicas: ásanas, pranayamas (que trabalham o controle da respiração), meditação, mantras, yoganidra, etc. Cada método e estilo, foca em uma ou mais técnicas.
Existem também sistemas de Yoga, como o Integral, que englobam vários métodos
Sem dúvida, apesar de não ter como proposta a saúde, a prática regular do Yoga traz diversos benefícios à mesma: fortalecimento do sistema imunológico; alívio de doenças respiratórias; melhora da postura; reforço da autoestima; controle da ansiedade e depressão; melhora da qualidade do sono; alívio do estresse; ganho de flexibilidade, força muscular e concentração; entre outros.
Então, você pode começar a praticar simplesmente para alongar e melhorar uma dorzinha nas costas.
Mas é muito importante deixar claro que ela trará e despertará em você muito mais: pratica-la é um processo de auto-conhecimento e de purificação do corpo e da mente.
Ou seja, com o tempo, a consciência sobre si mesmo e sobre o mundo à sua volta vão se expandindo, trazendo questionamentos que resultam em mudanças positivas e no abandono de comportamentos e hábitos, às vezes nocivos, que eram difíceis de abandonar.
Obviamente, as mudanças não ocorrem do dia para a noite, ou depois de meia dúzia de aulas, elas requerem dedicação.
Ainda assim, se você é daqueles que sente algo faltando e não sabe o que é, ela pode te ajudar a completar este vazio e alcançar a plenitude, pois esta busca é interior, bens materiais e realizações externas não são suficientes, como você bem já percebeu.
Veja benefícios de outras técnicas
É provável que você queira conhecer sobre outras técnicas corporais, então leia nossos artigos:
Aliás, se você NÃO sabe se é o ANMÁ que você precisa, veja nosso Infográfico – Qual Massagem é a sua Cara?.
Depois que decidiu fazer o ANMÁ com nosso parceiro ou até em outro lugar, nesse lindo infográfico explicamos Como se Preparar para a sua Sessão de Massagem?.
Ainda assim, se estiver curioso, clique aqui e veja este vídeo que mostra uma aula de yoga.